Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

PARLAMENTO MOÇAMBICANO NA VII LEGISLATURA

O Parlamento moçambicano iniciou ontem, a sua sétima legislatura, depois da tomada de posse de um total de 210 dos 251 deputados que compõem aquele órgão. A cerimónia, dirigida pelo Chefe de Estado, Armando Guebuza, foi marcada pela presença de 16 dos 51 deputados da Renamo, o maior partido da oposição, que ameaçava boicotar na totalidade o acto e pela eleição de Verónica Macamo, como a primeira mulher, Presidente da AR.

O povo moçambicano, estava curioso, para ver até onde, a Renamo iria fazer vincar as suas promessas de boicotar aquele acto. Até a passada segunda-feira, a cúpula do partido a partir de Nampula, reiterava que todos, os 51 deputados eleitos por aquela formação, não estariam presentes ontem, no palácio da Assembleia da Republica em Maputo. Momentos antes de a cerimónia de tomada de posse ter iniciado, alguns deputados da Renamo, estavam reunidos em Maputo, numa das salas do palácio da AR, concertando sobre a sua presença ou não.

Ao mesmo tempo, na residência do líder da Renamo, em Nampula, era visto algum movimento, eventualmente, também de concertação que no entanto não surtiu nenhum efeito público. Sob a orientação do Chefe de Estado, a cerimonia de ontem iniciou com a verificação das presenças tendo-se confirmado que estavam na sala, 186 deputados da Frelimo, 16 da Renamo e oito do MDM. Portanto estavam em falta cinco deputados da Frelimo e 25 da Renamo.

Uma vez que se tratava da única candidatura, Verónica Macamo, da Frelimo, foi confirmada Presidente da Assembleia da República depois das formalidades eleitorais. No seu primeiro pronunciamento, na qualidade de Presidente da AR, Verónica Macamo falou das prioridades que o parlamento vai dar, nos próximos cinco anos, através de um plano já esboçado. Assegurou a todos moçambicanos que os deputados, sob sua direcção, vão continuar a desenvolver acções com vista a criação de condições para uma vida melhor para todos.

Verónica, falou igualmente em privilegiar um relacionamento saudável com os órgãos de comunicação social, para que a informação sobre o parlamento chegue ao cidadão em perfeitas condições e com a maior fidelidade. A nova presidente diz querer imprimir uma gestão moderna, criteriosa e transparente da administração financeira e patrimonial, da AR.

Antes de terminar, a presidente desejou muita força aos Mambas, a selecção nacional de futebol, que ontem se estreou no CAN 2010, a decorrer em Angola.

Já a encerrar o Chefe de Estado, Armando Guebuza, falou dos desafios para o novo parlamento dentre os quais o aprimoramento da legislação eleitoral, conforme recomendções do Conselho Constitucional e de outros orgaos nacionais e estrangeiros. Guebuza fez ainda referencia ao facto de os deputados honrarem a confiaça que o povo, através do seu voto, depositou neles, nas eleições de 28 de Outubro do ano passdo.

Exortou a todos a darem o seu melhor através de palavras e actos para que a unidade nacional se consolide e que todos nos sintamos bem no nosso pais. Prevê-se que, a Assembleia da República se reúna em sessão extraordinária, a partir do próximo dia 20 de Janeiro corrente onde dentre outros aspectos serão indicados ou eleitos os putros membros da cúpula daquele órgão legislativo, entre vice presidentes, chefes de bancada, membros da Comissão Permanente, entre outros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts