Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

“Para ser ministro da Defesa não preciso de ser militar” Jaime Bessa Neto

“Para ser ministro da Defesa não preciso de ser militar” Jaime Bessa Neto

Foto do Ministério da DefesaO novo titular da Defesa de Moçambique recebeu nesta segunda-feira (20) as pastas do cessante Major-General na Reserva, Atanásio Salvador Mtumuke. Jaime Bessa Neto disse ao @Verdade que: “Para ser ministro da Defesa não preciso de ser militar, é uma área de gestão política”.

Com a missão de procurar “incansavelmente a paz e tranquilidade para o povo moçambicano” o novo ministro da Defesa Nacional assumiu o pelouro numa curta cerimónia em Maputo.

O Presidente Filipe Nyusi demandou ainda ao novo timoneiro da Defesa, logo após empossa-lo, a “garantir as condições de trabalho de todos os membros das Forças de Defesa e Segurança, em todos os níveis, não só no nível superior, até me interessa muito mais os níveis inferiores e estarei vigilante na qualidade de Comandante em Chefe nesta área”.

Antigo deputado da Assembleia da República, licenciado em Geografia e mestrado em Ciências Ambientais, de 48 anos de idade, Neto nunca esteve no exército moçambicano e a sua experiência profissional resume-se a alguns cargos de chefia no Conselho Municipal da Cidade da Beira e no Centro de Higiene Ambiental e Exames Médicos na capital da Província de Sofala.

“Para ser ministro da Defesa não preciso de ser militar, é uma área de gestão política, penso que temos um apoio muito especial de Sua Excia o Presidente da República, vamos poder ouvir as orientação e caminhar em frente”, declarou Jaime Bessa Neto ao @Verdade no sábado (18) após tomar posse no Palácio da Ponta Vermelha.

Efectivamente para tutelar a Defesa no nosso país parece não ser necessária formação militar, a julgar pelo dinamismo e revitalização que Filipe Nyusi impôs durante os ano em que ocupou o cargo (2008 – 2014).

Aliás durante este período o orçamento do militar em Moçambique aumentou 4.899,6 por cento, de 344.006.000 de meticais, em 2011, para 16.198.990.700 de meticais, em 2014, de acordo com o Tribunal Administrativo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!