O distrito de Nacala-a-velha, na província de Nampula, poderá dispor, a partir deste ano, de uma Escola técnico-profissional vocacionada à formação nas áreas de carpintaria, construção civil, serralharia e outras especialidades, empreendimento que tem por finalidade a criação de uma reserva de mão-de-obra especializada, no âmbito da implantação naquela região da futura refinaria de petróleo.
A obra será suportada financeiramente pelo consórcio “Air Logistic” e “Grupo Five Internacional”, empresas responsáveis pela construção da refinaria de petróleo, num montante não especificado. A refinaria de Petróleo de Nacala-avelha, cujo projecto está avaliado em 5 biliões de dólares americanos, é visto pelos mais de 80 mil habitantes daquela parcela, maior parte deles a viver na base de pesca e agricultura, como um “balão de oxigénio” para a erradicação do atraso no desenvolvimento económico daquele distrito. Segundo o governador de Nampula, Filismino Tocoli, esta realidade coloca alguns desafios de médio e longo prazo para as comunidades.
Observa que os pais devem mobilizar os seus filhos para a necessidade de formação académica por forma a não “perderem o comboio”. Entretanto, ainda não iniciou o processo de movimentação das populações que residem no perímetro abrangido pelo projecto, numa área de 800 hectares, e consequente pagamento das respectivas indemnizações. Wf