A empresa Águas da Região de Maputo (AdeM) garantiu, na quinta-feira, 25 de Julho, o incremento e fornecimento ininterrupto de água, para 35 empresas que operam no Parque Industrial de Beleluane, passando dos actuais 500 para 1.500 metros cúbicos de água por dia, abrangendo igualmente as comunidades de Jonasse e Djuba, na Vila autárquica de Boane, na província de Maputo.
Esta informação foi tornada pública por Elias Machava, presidente do Conselho de Administração (PCA) da AdeM, durante uma visita afectuada às obras em curso, no Parque Industrial de Beleluane, tendo na ocasião, constatado com satisfação a melhoria na distribuição de água a partir do centro da Matola-Rio.
“A conversa que tivemos com a administração do parque dá-nos a indicação de que, como resultado desta intervenção, há condições neste momento para desenvolver outras indústrias e atrair novas empresas para o Parque Industrial de Beleluane”, referiu o PCA.
Por sua vez, Onório Boane, director geral-adjunto do Parque Industrial de Beleluane, disse que o projecto tem um grande impacto, porque anteriormente as restrições comprometiam a indústria, devido à falta da água bruta ou potável para o consumo. Com o incremento, conforme destacou o director geral-adjunto do parque, as empresas já estabelecidas poderão aumentar a sua produção e colocar o parque na posição de atrair mais investidores.
“Nós, aqui no parque, somos multi-sectoriais, isto é, cada actividade tem as suas especificidades. Existem aquelas actividades para as quais a água é matéria-prima, como a produção de alumínio e outras de processamento alimentar que precisam de água. Sem a água estávamos condicionados”, frisou Onório Boane.
Importa referir que o Centro Distribuidor da Matola-Rio beneficiou, recentemente, de obras de reparação e abastece os 44 bairros da autarquia da Matola e Vila Autárquica de Boane, como Jonasse e Djuba.