Um cidadão de nome Luís Muianga, de 40 anos de idade, infectado pelo Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV), agente causador do Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA), está a contas com Polícia, desde quinta-feira (17) passada, acusado de violar sexualmente a sua própria filha de 13 anos de idade, no bairro Tsalala, arredores da cidade da Matola, província de Maputo, Sul de Moçambique.
O porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique, Emídio Mabunda, disse que o facto foi despoletado pela vizinhança. Esta assegurou não ser a primeira vez que Luís Muianga abusou sexualmente da sua filha.Segundo a reconstituição dos factos da Polícia, na manhã daquela quinta-feira, Luís Muianga saiu de casa com a mulher para a machamba. Chegados ao destino, ele inventou desculpas e regressou.
Aproveitou-se da ausência da esposa e forçou a filha para praticar o acto. A adolescente foi submetida aos exames médicos. Para além da violação sexual, os mesmos comprovaram que era a terceira vez o pai abusava da filha.
Os resultados preliminares dos testes a que a adolescente foi submetida, indicam que ela está infectada pelo HIV/Sida. Entretanto, ela deverá fazer um novo teste dentro de um mês, acrescentou Emídio Mabunda.
Por sua vez, Luís Muianga nega as acusações que pesam sobre si. Nas suas palavras, a filha inventou tudo porque quer se ver livre dele. Volta à casa tarde e não quer ser controlada.
“Os irmãos dela confirmam que ela entra pelo tecto durante a madrugada. O que eu quero é proteger a minha filha e preservá-la para o seu bem. Não a violei sexualmente”, defendeu-se Muianga.