A mais pequena instituição bancária de Moçambique, o Opportunity Bank, vai assumir a denominação do seu maior accionista, o grupo MyBucks, e passa chamar-se MyBucks Banking Corporation (MBC).
O Opportunity Bank, criado no nosso país em Fevereiro de 2005 pela organização baseada nos Estados Unidos da América Opportunity International como Banco Oportunidade de Moçambique, é controlado desde 2016 pelo grupo financeiro com sede no Luxemburgo MyBucks e é a menor instituição financeira com activos de pouco mais de 620 milhões de meticais, 13 agências e somente 191 trabalhadores.
Embora nos últimos anos tenha acumulado prejuízos, fechou o exercício económico de 2017 com resultados negativos de 67,3 milhões de meticais, o grupo MyBucks indica, em comunicado de imprensa recebido pelo @Verdade, ter conseguido financiamento de 17 milhões de dólares norte-americanos (cerca de 1 bilião de meticais) para o agora denominado MBC, parte dos quais investidos na contratação e formação de 1000 trabalhadores.
“O nome MyBucks irá melhorar a transição do sistema bancário tradicional para um banco digital totalmente automatizado e eficiente. A tecnologia proprietária do grupo é reconhecida em todo o continente”, afirmou em comunicado Pieter van der Merwe do MBC.
Instituição vocacionada ao micro-crédito o MyBucks Banking Corporation cobra a segunda mais alta taxa de juro para crédito ao consumo ou empréstimos de curto e médio prazo: 46,25 por cento é o seu spread que somado à Prime Rate do Sistema Financeiro alcança a altíssima taxa de juro de 68 por cento.