O líder do partido da oposição oficial da Aliança Democrática (DA), Mmusi Maimane, entregou quarta-feira uma petição assinada por mais de um milhão de Sul-Africanos para exigir a destituição do Presidente da república, Jacob Zuma.
A petição foi entregue ao Vice-Presidente da República, Cyril Ramaphosa, no seu gabinete da cidade do Cabo e nele, se pede aos deputados para apoiarem a moção de desconfiança proposta a 8 de Julho último contra o Presidente Zuma.
Falando à imprensa, Maimane disse que o Vice-Presidente tem «a oportunidade de agir. Se a mensagem nunca foi tão clara e forte, eis um milhão de pessoas que dizem “basta”. Dizemos a , Cyril Ramaphose para fazer o que for preciso para os deputados votarem a moção de desconfiança para a mudança ».
Mmusi Maimane frisou que Zuma sobreviveu a sete moções de desconfiança votadas contra a si e que Ramaphosa e os seus colegas «escolheram apoiar um presidente corrupto contra o povo sul-africano».
«Esta oitava moção pode ser a última possibilidade que vocês terão para demonstrar as vossas capacidades. Se ela fracassar, vocês vão cair com o ANC (Congresso Nacional Africano). A bola está agora do vosso lado. Deixem-se orientar pela vossa consciência e saibam que o povo não esquecerá a vossa decisão », acrescentou.