Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Operadores do comércio externo formados em novas tecnologias

Operadores de diversas áreas de actividade de comércio externo baseados na província de Sofala, no centro de Moçambique, estão a ser formados no âmbito da implementação e operacionalização do sistema da Janela Única Electrónica no Porto da Beira, de modo a fazerem uso da nova tecnologia de desembaraço célere de mercadorias.

De acordo com informações apuradas pela AIM, a equipe de implementação da Janela Única Electrónica está a desenvolver, a ritmo acelerado, diversas actividades nas áreas de infra-estruturas e disseminação dos sistemas junto da comunidade de operadores do comércio externo do Porto da Beira, incluindo funcionários das Alfândegas afectos à direcção Regional Centro, para prepararem-se para a introdução das novas tecnologias de desembaraço de mercadorias.

Assim, a referida formação vai beneficiar funcionários aduaneiros das Alfândegas, despachantes aduaneiros, agentes de navegação e operadores de navios, agentes transitários, operadores de terminal de carga, importadores e exportadores, autoridade portuária e bancos comerciais.

Refira-se que Moçambique já está numa fase muito avançada na implementação da Janela Única Electrónica.

O projecto iniciou numa fase piloto na Terminal Internacional Marítima (TIMAR) de Maputo e a equipa de implementação do mesmo considera que a Janela Única Electrónica já está pronta para entrar na fase de utilização obrigatória.

No âmbito da expansão do projecto, está em curso a instalação de equipamento no Porto da Beira, bem como já foi concluído um levantamento para instalação do sistema em Nacala e Tete, locais onde se situam grandes empresas que necessitam deste sistema electrónico de desembaraço de mercadorias, devido a acumulação dos despachos de importação de maquinaria e exportação de mercadoria.

Refira-se que vários Bancos nacionais estão a conduzir testes de sincronização dos seus sistemas informáticos, com a Janela Única Electrónica para o registo e validação dos pagamentos de imposições aduaneiras efectuados nas suas agências.

O projecto da Janela Única Electrónica terá um impacto substancial na melhoria do ambiente de negócios em Moçambique, prevendo-se uma redução substancial no tempo necessário para o desembaraço de mercadoria no país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts