Onze pessoas morreram e pelo menos seis outras ficaram feridas, em violentos confrontos ocorridos esta segunda-feira entre guardas das instalações petrolíferas e elementos terroristas do Daech (Estado Islâmico), no bairro residencial do complexo para o petróleo e gás de Rde as Lanouf, a 600 quilómetros a leste de Tripoli, a capital da Líbia.
Os combatentes do Daech visaram um posto de segurança em al-Sidra e reservatórios de petróleo no porto com duas viaturas armadilhadas conduzidas por kamikazes, matando três guardas e um kamikaze que conduzia a viatura, enquanto o outro motorista da viatura foi baleado por guardas das instalações petrolíferas que fizeram explodir a viatura antes de ela atingir os reservatórios de petróleo do porto.
Fontes militares confirmaram a morte de seis membros da organização islamita em confrontos na cidade de Ras Lanouf, na zona do complexo residencial de petróleo e gás, acrescentando que os combates continuaram com a intervenção da Força Aérea líbia para apoiar os guardas das instalações petrolíferas na terra.
Por outro lado, testemunhas afirmaram ter visto um terceiro cortejo que deixava Sirtes, a 450 quilómetros a leste de Tripoli, controlada pelo Daech, dirigindo-se para a estrada costeira na província de Abou Zahia, em direcção ao leste.
Este cortejo foi composto por mais de 40 veículos armados e por elemento terroristas que pronunciavam slogans pela glória do Estado Islâmico.