Pelo menos 11 pessoas morreram e 50 contraíram ferimentos graves e ligeiros, em consequência de 17 sinistros rodoviários, ocorridos durante a semana finda e o último fim-de-semana, na cidade de Maputo e no distrito Bárué, na província Manica.
Seis óbitos registaram-se na capital moçambicana, onde 25 indivíduos ficaram feridos, dos quais 10 com gravidade, devido a 15 acidentes de viação, na última semana. Destes acidentes, 13 foram do tipo atropelamento carro-peão, um choque entre carros e igual número de queda de passageiro, informou Orlando Modumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Maputo.
No domingo (23), em Manica, concretamente no distrito Bárué, cinco cidadãos perderam a vidas e outros 20 contraíram lesões, dos quais oito graves, em resultado do despiste e capotamento de um camião de mercadoria. O desastre deu-se no posto administrativo de Serra Choa e as vítimas faziam-se transportar na mesma viatura envolvida no acidente.
A corporação, através de Leonardo Colher, chefe de Relações Públicas no Comando Provincial, confirmou a ocorrência. No sábado (22), ainda em Manica, quatro policiais e um arguido ficaram gravemente feridos quando um carro da PRM, em que se faziam transportar, colidiu com um camião.
O sinistro aconteceu na zona de Messica, na Estrada Nacional número seis (EN6). Leonardo Colher disse que o sinistro ocorreu na ponte sobre o rio Revue e a viatura da Polícia ficou submersa. O excesso de velocidade por parte de um dos condutores pode ter sido a principal causa do acidente.