As eleições presidenciais na Costa do Marfim serão realizadas a 31 de outubro como previstas, assegurou segunda-feira o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no país, Y. J. Choi, numa vídeo-conferência com jornalistas internacionais na sede da ONU, em Nova Iorque.
Choi adiantou que os desafios maiores a enfrentar para desembocar no processo eleitoral foram ultrapassados, indicando que em conformidade com o programa elaborado pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) os resultados provisórios das eleições serão proclamados por esta instituição a 3 de novembro.
Afirmou que cabará depois ao Conselho Constitucional anunciar os resultados definitivos a 10 de novembro, que serão depois certificados pelo representante especial do Secretário-Geral da ONU. Se nenhum candidato ganhar a primeira volta, uma segunda volta será organizada a 28 de novembro, lembrou o representante especial do Secretário-Geral da ONU na CCosta do Marfim.
Catorze candidatos, incluindo o Presidente cessante Laurent Gbagbo, disputam as eleições presidenciais de 31 de outubro.