Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Onda de ataques bombistas no Iraque

Mais de 30 pessoas foram mortas e dezenas feridas numa série de ataques bombistas no Iraque. Nos últimos dias, têm ocorrido vários ataques em Bagdad, num dos quais morreram 15 pessoas. Pelo menos 15 pessoas foram mortas num ataque suicida em Kut, no sul. Uma pessoa morreu num ataque quando um carro bomba explodiu em Kirkuk. Houve também explosões em Basra, Ramadi e Karbala.

 

A onda de violência surge numa altura em que as tropas de combate norte americanas se preparam para retirada definitiva no fim do mês. A violência no Iraque está abaixo do pico, registado entre 2006-2007, apesar do número de baixas civis ter subido consideravelmente, em Julho.

Ataques quase diários contra o exército iraquiano e polícia de trânsito nas províncias de Bagdad e Anbar, causaram a morte de mais de 85 pessoas nas primeiras semanas de Agosto.

Na terça-feira, o exército norte-americano afirmou que o número de soldados americanos no Iraque reduziu para 49.700, em antecipação ao fim das operações de combate previstas para 31 de Agosto.

Os soldados que ficarem no Iraque até 2011 terão a missão de assessorar o exército iraquiano e proteger os interesses americanos. Eles estarão armados, mas só farão uso das armas em auto defesa ou a pedido do governo iraquiano, e irão ajudar a formar soldados iraquianos e a conter operações terroristas, afirma o exército norte-americano.

Recentemente, um alto funcionário do exército iraquiano questionou o calendário de retirada das forças americanas, alegando que o Iraque pode não estar preparado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts