Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Onda de ataques a áreas xiitas mata pelo menos 35 pessoas em Bagdad

Pelo menos 35 pessoas foram mortas numa onda de ataques com carros-bomba e disparos de morteiro contra bairros de predominância xiita em Bagdad, esta terça-feira (30), disseram as fontes médicas e da polícia iraquiana.

Foi um dos dias mais violentos na capital iraquiana desde que as forças lideradas pelos Estados Unidos começaram a bombardear os insurgentes do Estado Islâmico, no mês passado.

Ninguém assumiu a responsabilidade pelos atentados de imediato, mas o Estado Islâmico, grupo militante sunita ultrarradical que tomou faixas do norte do Iraque em Junho, já reivindicou a condução de vários ataques suicidas a bomba em Bagdad este ano. Dois carros-bomba explodiram em ruas movimentadas do bairro de al-Harreyya, matando 20 pessoas e ferindo 35, de acordo com fontes médicas e da polícia.

Outro ataque com morteiros contra o bairro de Sab al-Bour, no norte de Bagdad, matou cinco pessoas e feriu 15. Momentos depois, pelo menos sete pessoas foram mortas e 18 ficaram feridas quando um carro-bomba explodiu no bairro de Zaa’faraniya, também de predominância xiita, no sudeste de Bagdad, disse a polícia.

Três projécteis de morteiro atingiram o bairro xiita de al-Shula, no noroeste da capital, matando três pessoas e ferindo 12, segundo a polícia. Bagdad tem sofrido uma quantidade relativamente menor de ataques em comparação com a violência presente em outras áreas atingidas pelo avanço do Estado Islâmico, embora ainda se registe ataques a bomba com regularidade em Bagdad.

Diversos outros ataques de menores proporções ocorreram em áreas xiitas por todos o país. Em Basra, um centro petrolífero no sul do país, um carro-bomba explodiu num estacionamento, incendiando outros cinco veículos, mas sem deixar vítimas, disse a polícia.

Na cidade de Kifil, perto da cidade xiita sagrada de Najaf, pelo menos uma pessoa foi morta e três ficaram feridas com a detonação de um carro-bomba. E em Kerbala, outro carro-bomba que explodiu numa movimentada rua deixou pelo menos sete pessoas feridas e incendiou uma viatura policial, disse a polícia.

Na cidade de Khanaqin, controlada pelos curdos, 140 km ao norte de Bagdad, pelo menos quatro membros das forças de segurança curdas foram mortos e 12 ficaram feridos em ataque a bomba contra a sua patrulha, disseram os médicos e os policiais.

As forças lideradas pelos Estados Unidos começaram a bombardear alvos do Estado Islâmico no Iraque em agosto e Washington expandiu a ofensiva para a Síria na semana passada, numa tentativa de derrotar os insurgentes bem armados que invadiram áreas sunitas em ambos países.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!