O Ministério da Educação (MINED) vai investir mais de oito milhões de dólares americanos para a aquisição de carteiras para apetrechar várias escolas em todo o território moçambicano.
O projecto foi anunciado, Quarta-feira, em Maputo, pelo porta-voz do MINED, Eurico Banze, tendo sublinhado que, neste momento, aquela instituição está a preparar concursos de âmbi to na c iona l e internacional para seleccionar possíveis fornecedores de equipamento escolar.“Nós não nos acomodamos com o problema de falta de carteiras, não estamos satisfeitos com o facto de termos crianças que estudam sentadas no chão”, disse Banze, falando no espaço Café da Manhã do Jornal da Manhã, um programa informativo da Rádio Moçambique.
Segundo a fonte, a filosofia do MINED nos últimos anos consiste no apetrechamento de salas de aulas logo após a sua construção, mas esse sonho não foi concretizado em 2011, uma situação que poderá ser ultrapassada ao longo do corrente ano.
O sector da Educação constitui uma das prioridades do Governo, prevendo-se, para o corrente ano, a abertura de 940 novas escolas em todo o país, das quais cerca de 800 do nível primário.
Com a inscrição de cerca de 1,1 milhão de novos ingressos, este ano, o efectivo do sector da Educação irá contar com mais de sete milhões de alunos.
Para responder a este desafio, serão recrutados mais 8,500 novos professores, que se irão adicionar as dezenas de milhares que se encontram a trabalhar em diversos níveis de ensino.