O Laboratório de Engenharia Civil, da Universidade Politécnica, passou a prestar serviços ao público, nomeadamente ensaios e controlo de qualidade nas áreas de materiais de construção, geotecnia, mecânica de solos, vias de comunicação e topografia.
Esta autorização foi atribuída, através de um despacho recente, pelo Ministro das Obras Públicas e Habitação, Cadmiel F. Muthemba.Para a Universidade Politécnica, reveste-se de grande importância a solicitação de ensaios laboratoriais, na área da Engenharia Civil, de modo a garantir melhor controlo da qualidade dos materiais empregues na construção, bem como da qualidade de obras, segurança das estruturas e importância da durabilidade, para que sejam minimizados os custos de manutenção futuros e garantida a vida útil previamente estabelecida.
Desde a sua fundação, em 2006, o laboratório da Universidade Politécnica é usado para a investigação, com objectivo de capacitar os estudantes nas diversas áreas de engenharia civil, de modo a conciliarem o conhecimento teórico com o prático, enriquecer o conhecimento dos estudantes, não só da Universidade Politécnica, como de outras instituições, tais como o Instituto Médio Politécnico (IMEP), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Instituto Industrial do Maputo, etc.
Além disso, tem participado em amostras de Ciência e Tecnologia organizadas pela CADE e Ministério de Ciência e Tecnologia, expondo a importância do uso do laboratório e divulgando trabalhos de investigação.