O Ministro moçambicano da Defesa, Filipe Nyussi, defendeu, quarta-feira, no distrito de Magude, província de Maputo, Sul de Moçambique, que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) continuem operacionais mesmo em tempo de paz.
Nyussi, que falava à margem do encerramento do Ano Lectivo Militar 2010, disse que contrariamente ao que se pensa as FADM se preparam melhor em tempo de paz.
“Como reza a história militar, é em tempo de paz que as Forças Armadas melhor se preparam e se armam. A paz não é nem deve ser entendida como motivo de relaxamento, capaz de colocar as FADM numa ociosidade que os distraia e os exima das suas responsabilidades de defender a pátria, soberania e os homens”, frisou Nyussi.
Ainda no seu discurso, o titular da pasta da defesa vincou que o país dispõe de inúmeros recursos que suscitam ambições e que os mesmos precisam das FADM bem preparadas para preserva-los.
“O nosso País tem uma posição geoestratégica avantajada e possui recursos apetecíveis que carecem de ser protegidos. Só com Forças Armadas devidamente preparadas, patriotas e fiéis aos ideais e princípios da Constituição, podem se assumir como instrumento de persuasão, face às forças inimigas e mal intencionadas, que podem pôr em causa as conquistas do nosso povo e a unidade nacional”, disse o Ministro.
Nyussi destacou ainda o papel das tropas nacionais nos desafios que se impõe ao Governo e ao povo no combate à pobreza, aposta que estes não devem se manter à leste.
O ano lectivo militar iniciou a 12 de Fevereiro passado.