Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Nyusi entrega água apelando à massificação deste líquido à luz dos direitos humanos

fds-moprh-agua-Maluana

Foram entregues na quarta-feira, 27 de Setembro, dois novos sistemas de abastecimento de água potável para as populações das localidades de Maluana, no distrito de Manhiça, e de Chitsavane, no distrito de Boane, construídos no âmbito da Implementação do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR), na província de Maputo. Trata-se de duas infraestruturas avaliadas em pouco mais de 45 milhões de meticais, financiadas pelo Governo e parceiros tradicionais de desenvolvimento do Reino Unido e dos Estados Unidos da América.

O sistema de abastecimento implantado na localidade de Maluana vai beneficiar três mil pessoas, com um horizonte de até 17 mil pessoas, enquanto o de Chitsavane beneficiará 5.800 pessoas, com um horizonte de até 12 mil. Na ocasião, o Presidente da República apelou aos gestores do sistema de abastecimento de água no sentido de abraçarem a actividade de fornecimento do precioso líquido sem olhar apenas para os lucros, mas também para a vida útil da infraestrutura e, consequentemente, para o benefício da população que é a razão do investimento.

“É preciso olhar para a parte social. As previsões meteorológicas continuam a indicar que voltaremos a observar o fenómeno El Nino que pode trazer chuvas normais com tendências para acima do normal no norte do País e chuvas normais com tendências para baixo do normal que podem originar alguns focos de seca aqui no sul do País e isso exige que sejamos todos cautelosos e que estejamos preparados para enfrentar este desafio causado pelas mudanças climáticas. Temos que criar condições de resiliência”, apelou Filipe Nyusi.

Por sua vez, Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, MOPHRH, disse que os esforços do Governo em aumentar continuamente a cobertura de água estão alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a conquista é um passo significativo em direcção a um País mais próspero e equitativo.

“Temos a certeza de que estes sistemas irão fazer diferença na qualidade de vida da população. Este momento constitui motivo de satisfação, por isso passo-a-passo estamos a cumprir com um dos objectivos do programa do Governo de alargar o acesso de água potável e alinhamento com a agenda 2030 das Nações Unidas”, explicou Carlos Mesquita.

Importa referir que, até 2022, a província de Maputo beneficiou de seis novos sistemas de abastecimento de água e a taxa de cobertura estava em 75 por cento. Com estes dois sistemas prevê-se o incremento para 76 por cento.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!