Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Novos sumos naturais no mercado produzidos por mulheres em Manica

Sumos de frutas produzidos na província de Manica, centro de Moçambique, por um grupo de mulheres rurais locais já estao disponíveis no mercado. O sumo chama-se “Kunaca”, que significa saboroso na língua local e foi produzido e embalado pela empresa Mutchero, Lda, uma sociedade pertencente à Associação de Círculos de Interesses de Gondola.

Trata-se de um grupo, que desde 2011, tem recebido assistência da Gapi-SI, em matéria de criação e gestão de agro-negócios e financiamento para a instalação de unidades produtivas. Os sumos colocados no mercado são naturais, produzidos a partir de goiaba, papaia, ananás, litchi, banana e outras frutas cultivadas na região.

As produtoras da fruta, segundo apurou a AIM, estão inseridas no Projecto de Potenciação de Habilidades Empresariais Femininas (PPHEF), uma iniciativa do Governo de Moçambique através do Ministério da Mulher e Acção Social, do qual as beneficiárias são mulheres oriundas dos distritos de Sussundenga, Báruè, Guro e Gondola. A primeira produção que já se encontra no mercado veio de Gondola.

Tanto a associação quanto a empresa foram formadas com assistência técnica da Gapi, desde a capacitação dos membros em matéria de associativismo focada na produção e processamento agrícola, passando pela assistência técnica em criação de negócios, registo de empresa e da terra, até à gestão de negócios.

A Gapi estabeleceu, igualmente, um fundo de maneio para o arranque dos empreendimentos, através do qual a Mutchero beneficiou de financiamento para a compra de embalagens, impressão de rótulos, matéria-prima, entre outras despesas.

O Banco Africano de Desenvolvimento também financiou o projecto, concretamente no que se refere a actividades de formação, aquisição de equipamentos e infra-estruturas.

Na província de Manica foram formadas mulheres de 100 associações, com uma média de 20 membros cada, tendo resultado na elaboração dos respectivos planos de negócios, cuja implementação à semelhança de processamento de frutas em sumo natural, está prevista para o 3º trimestre de 2012. (AIM)

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts