Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

 
ADVERTISEMENT

Novos doentes diagnosticados nas províncias de Cabo Delgado, Sofala e Maputo; Afungi ainda não está livre da covid-19

Novos doentes diagnosticados nas províncias de Cabo Delgado

Grafismo de Nuno TeixeiraO Ministério da Saúde (MISAU) anunciou esta segunda-feira (08) o diagnóstico de nove novos pacientes com covid-19 nas províncias de Cabo Delgado, Sofala, Maputo e também na Cidade de Maputo que elevaram para 433 os casos positivos em Moçambique. O @Verdade apurou que as instalações da petrolífera Total na Península de Afungi ainda não estão livres do novo coronavírus.

A Directora Nacional de Saúde Pública anunciou que, após a realização de mais 554 testes a casos suspeitos de covid-19, “9 revelaram-se positivos para infecção de covid-19. Assim, nós temos actualmente 433 casos positivos cumulativos de covid-19, dos quais 396 de transmissão local e 37 casos importados”.

“Todos são de nacionalidade moçambicana, temos um caso da Província de Cabo Delgado, um caso em Sofala, seis casos na Província de Maputo e um caso na Cidade de Maputo. Oito casos são do sexo masculino e estão na faixa etária dos 15-34 anos de idades, destes quatro casos são adolescentes e jovens na faixa etária de 15-24 anos e quatro casos são adultos jovens dos 25-34 anos”, descreveu a Dra. Rosa Marlene.

As autoridades de Saúde clarificaram que o cidadão diagnosticado na Província de Cabo Delgado é um contacto de um caso positivo na Sede do Distrito de Palma, enquanto o cidadão detectado na Província de Sofala é um moçambicano regressado da África do Sul. Um novo caso positivo foi identificado vigilância activa na Cidade de Maputo.

Os seis casos positivos diagnosticados na Província de Maputo quatro são cidadãos que regressaram da África do Sul, um indivíduo foi detectado na vigilância activa e um outro é contacto de um caso positivo.

Da Província de Nampula foram testadas, esta segunda-feira (08), apenas duas amostras residuais e por isso não foi identificado nenhum novo doente.

O @Verdade apurou que ainda as instalações da petrolífera Total ainda não estão livres do novo coronavírus, existe um caso positivo ainda activo no acampamento de Afungi que aguarda a testagem final para a receber alta.

Entretanto foram internados quatro pacientes na Cidade de Nampula, de acordo com a Directora Nacional de Saúde Pública “estáveis e com boa evolução clínica”. Também e franca recuperação e para receber alta em breve está o indivíduo internado na Cidade de Inhambane.

De acordo com o MISAU subiram para 131 os pacientes totalmente recuperados da covid-19 em Moçambique com o registo de mais quatro pacientes saudáveis, três moçambicanos, que se curaram em isolamento domiciliar, e um brasileiro, que esteve internado durante o período da doença.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *