A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou neste domingo que parece provável que o novo coronavírus, que tirou a vida de 18 pessoas no Oriente Médio e na Europa, seja transmitido entre pessoas por meio de contato próximo.
O coronavírus é da mesma família viral que protagonizou o surto de síndrome respiratória aguda grave (Sars, na sigla em inglês) que varreu o mundo, partindo da Ásia no início de 2003, e que matou 775 pessoas.
O diretor-geral assistente da OMS, Keiji Fukuda, em pronunciamento após visita à Arábia Saudita –palco da maior série de infecções– disse a jornalistas em Riad que não há evidência de que o vírus é capaz de sustentar “transmissão generalizada em comunidades”.
Mas ele acrescentou: “O que mais preocupa… é o fato de que as diferentes manifestações vistas em vários países… cada vez mais apoiam a hipótese de que quando há contato próximo, esse novo coronavírus pode ser transmitido de pessoa a pessoa”.
Um especialista em saúde pública, que recusou-se a ser identificado devido à sensibilidade do assunto, disse que “contato próximo” nesse contexto significa compartilhar um mesmo espaço pequeno e fechado com uma pessoa infectada por um período prolongado.