Um novo parque industrial vai nascer na Matola, província de Maputo, para atender ao crescente investimento que se regista nesta região sul de Moçambique.
Para o efeito, o município acaba de delimitar uma nova área com uma extensão de 46 hectares para a instalação de novas indústrias no bairro da Matola-Gare, posto administrativo da Machava.
Desta forma, Matola-Gare será um novo pólo de desenvolvimento industrial e o único local onde haverá somente empresas e indústrias.
Na nova área serão instaladas fábricas ou empresas que irão fornecer diferentes tipos de produtos e serviços. Segundo o presidente do município, Arão Nhancale, citado pelo jornal Notícias, a ideia é consolidar o papel de capital industrial que Matola ostenta há vários anos.
A edilidade explicou que na antiga zona industrial já não há espaço para a instalação de novas indústrias e empresas, razão pela qual se optou pela delimitação da nova área na Matola-Gare.
“O Município da Matola regista pressão de numerosos empresários nacionais e estrangeiros que procuram terra para instalar as suas indústrias e empresas. Naturalmente que o espaço na zona anteriormente definida revela ser insuficiente, daí a delimitação desta nova área” explicou.
De acordo com Nhancale, já estão em tramitação os primeiros pedidos de terra naquela área, sendo que a multinacional Coca-Cola foi recentemente atribuída uma área de 20 hectares.
“Julgamos que a Coca-Cola será o catalizador para que outras empresas possam aderir ao projecto. Temos indicações claras de que Matola vai ter um novo pólo de desenvolvimento” frisou.
Nhancale acredita que o crescimento industrial na nova zona será acelerado na medida em que a área delimitada está próxima do traçado definido para a construção da estrada que vai ligar as Estradas Nacionais (EN) 1 e 4.
“À semelhança do que sucede com as indústrias instaladas nas imediações da EN4, as novas não terão dificuldades de escoamento da sua produção, porque vai iniciar brevemente a construção da nova estrada ligando EN1 e EN4 com o apoio de parceiros da China” referiu.
O estabelecimento do novo parque industrial na Matola-Gare enquadra-se na implementação do Plano de Estrutura Urbano da Matola aprovado em 2010.