A Eurasian Natural Resources Corporation (ENRC), uma companhia com sede em Londres, está a construir uma linha que liga a região carbonífera de Moatize, na província de Tete até ao porto de Nacala, na província de Nampula, cuja conclusão está prevista para 2015.
A ENRC é uma empresa vocacionada a mineração, processamento, produção e energia, logística e marketing.A nova linha-férrea é uma rota alternativa para o escoamento do carvão de Moatize, anunciou, Quarta-feira, na Cidade de Cabo, África do Sul, o director geral da ENRC, Paul Craven.
Para além da linha, que terá uma capacidade de transportar cerca de 60 milhões de toneladas por ano, também está prevista a construção de um porto, em Nacala, com uma capacidade para escoar igual quantidade de carvão, disse Craven, que falava a margem de uma Conferência Internacional sobre Mineração (African Mining Indaba 2012).
Segundo Craven, o porto da ENRC estará localizada no terreno adjacente ao porto da multinacional brasileira Vale, em Nacala.
Inicialmente, o porto terá uma capacidade para manusear 60 toneladas, com possibilidade de expansão para 100 milhões de toneladas.
Na ocasião, Craven disse que o custo de construção da linha será inferior o da linha da Vale, que está avaliado em cerca de quarto biliões de dólares e projectada para uma capacidade de 18 milhões de toneladas.
Contrariamente a linha da Vale, que inclui um troço no interior do vizinho Malawi, a linha-férrea da ENRC terá todo o seu percurso em território moçambicano.
A ENRC também chegou a ponderar a possibilidade de construir uma linha através do Malawi, tendo concluindo, porém, que seria menos dispendioso construir uma linha no interior do território moçambicano, para além de ser mais curta.
Ele disse que a linha da ENRC “é tecnicamente menos difícil” e que a sua companhia vai usar tecnologia australiana e canadiana para o desenvolvimento do sistema logístico, que estará a disposição de outras partes interessadas.
Actualmente, a ENRC está a explorar a primeira das 12 licenças mineiras que possui em Tete, designado por “projecto Estima”.
Prevê-se que venha a produzir cerca de 20 milhões de toneladas por ano a partir do ano de 2015/2016, e a implementação do projecto está calculado em 500 milhões de dólares.
A ENRC tenciona aumentar a sua produção para 30 a 40 milhões de toneladas por ano até finais de 2020. Existem várias companhias mineiras a explorar as reservas de carvão na bacia carbonífera de Tete, cujas reservas poderão ser as maiores do mundo.
A linha-férrea de Moatize/Nacala surge devido a limitação da Linha de Sena, que liga Moatize ao porto da Beira, na província central de Sofala, pois possui uma capacidade para escoar apenas seis milhões de toneladas por ano.
Refira-se que o nó de estrangulamento não são as reservas ou capacidade de produção em Moatize, mas sim a parte logística que inclui portos e linhasférreas.