Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nova Deli disponibiliza 1,5 bilião de USD a Moçambique

A Índia vai proporcionar a Moçambique um bilião de dólares para trocas comerciais e uma linha de crédito de quinhentos milhões de dólares para programas de desenvolvimento económico.

O anúncio sobre estas operações financeiras foi feito, quinta-feira, em Nova Deli, pelo Primeiro-Ministro indiano, Manmohan Singh, no final das conversações oficiais entre delegações de alto nível de Moçambique e da Índia, no quadro da visita de Estado de quatro dias, iniciada no último dia de Setembro à terra de Indira Ghandi, pelo Presidente da República moçambicano, Armando Guebuza, a convite da homóloga indiana, Pratibha Patil.

A linha de crédito de 500 milhões de dólares destina-se a projectos no domínio de infraestruturas, agricultura e energia.

Num outro desenvolvimento, o Primeiro-Ministro indiano disse que o seu país vai apoiar Moçambique no estabelecimento de instituições de comércio e planificação, capacitação institucional e nos domínios da defesa e segurança, com destaque para a Polícia.

O valor de um bilião de dólares será usado em trocas comerciais entre Moçambique e a Índia, para o período até 2013.

Este é, sem dúvidas, o primeiro resultado imediato e de grande significado da visita do estadista moçambicano a Índia, algumas horas depois do seu início, e que se prolongará até domingo próximo.

Antes deste anúncio, e imediatamente a seguir às conversações oficiais, Guebuza e Singh testemunharam a assinatura de acordos no domínio fiscal para evitar a dupla tributação e evasão fiscal e no domínio das micro, médias e pequenas empresas e um memorando sobre minas, documentos assinados pela parte moçambicana pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, e pela ministra dos Recursos Minerais, Esperança Bias.

Os acordos assinados abrem espaço para a consolidação das relações políticas e diplomáticas e de cooperação bilateral, particularmente no quadro da cooperação Sul-Sul, ao mesmo tempo que a Índia se vê encorajada a prosseguir apoio a vários programas socioeconómicos em Moçambique, com uma vontade expressa de ver a cooperação bilateral reforçada nas áreas de maior interesse mútuo, sendo de nomear a agricultura, infra-estruturas para o desenvolvimento do agroprocessamento, recursos minerais, tecnologia de informação e comunicação e energia.

Mais importante ainda, a vontade dos dois países no alargamento do investimento público e privado indiano em Moçambique, através do investimento directo estrangeiro, pela via de parcerias públicas e privadas.

Ainda ao abrigo dos acordos assinados esta quintafeira em Nova Deli, a Índia pretende assegurar o mercado moçambicano para produtos indianos e garantir o investimento para empresas indianas, incluindo garantir o acesso aos recursos naturais, em particular recursos minerais e energéticos, para o mercado indiano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts