Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nokia oferece programas de estágios profissionais a jovens moçambicanos

Nokia oferece programas de estágios profissionais a jovens moçambicanos

Foto de Fim de SemanaA multinacional finlandesa das telecomunicações Nokia vai oferecer programas de estágios profissionais a jovens moçambicanos inscritos nos centros de emprego ou provenientes de instituições de ensino e de centros de formação.

Para o efeito, foi assinado na segunda-feira, 4 de Setembro, um memorando de entendimento entre a Nokia e o Instituto Nacional do Emprego (INEP), à luz do qual a multinacional vai, igualmente, formar mentores, organizar seminários de capacitação destinados a jovens candidatos ao mercado do emprego, cujas competências e habilidades precisam de ser aprimoradas.

De acordo com o director do Instituto Nacional de Emprego, Juvenal Dengo, a assinatura deste memorando insere-se no âmbito da promoção do emprego e de estágios profissionais para os jovens. “Desde a aprovação do Regulamento dos Estágios Profissionais, em 2013, o Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social tem desencadeado acções visando a identificação de parceiros que possam acolher jovens estagiários que se inscrevem nos centros de emprego ou provenientes de centros de formação que precisem de aprimorar as suas habilidades”, explicou Juvenal Dengo.

Para o director do INEP, este memorando reveste-se de capital importância na medida em que a Nokia é um gigante das tecnologias de informação e comunicação, o que vai ajudar os jovens a aplicar o conhecimento adquirido durante a sua formação.

Por seu turno, Sami Reineck, representante da Nokia em Moçambique, considera que este memorando vai abrir espaço para a transferência de tecnologia, através da formação de jovens e quadros moçambicanos.

“Esperamos trazer os nossos quadros, que vão interagir com jovens moçambicanos. O que queremos é desenvolver o capital humano e isso vai ajudar a desenvolver o País”, disse Sami Reineck.

Este memorando de entendimento foi assinado durante a visita de trabalho que o ministro da Economia e Emprego da Finlândia, Jari Lindston, efectuou ao nosso País entre os dias 4 e 5 de Setembro, no âmbito do estreitamento das relações comerciais e de cooperação entre os dois países.

Durante a visita, Jari Lindston foi recebido em audiência pela ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo. Os dois dirigentes abordaram a questão sobre a Política de Emprego, aprovada em 2016.

Moçambique é um dos sete países do mundo que recebem ajuda financeira para o desenvolvimento, à luz do programa político adoptado pelo Governo da Finlândia em 2007. Nesta lista, o nosso País ocupa a segunda posição, depois da Tanzânia, recebendo uma média anual de 37 milhões de euros.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts