O Centro Cultural Português – Instituto Camões, em Maputo, acolheu na noite desta quinta-feira (20) uma conferência em homenagem à conceituada escritora moçambicana, Noémia de Sousa.
O evento foi organizado pelo movimento literário ArrabentaXithokhozelo e pretendia debater a influência da poesia de Noémia de Sousa na literatura moçambicana. Refira-se a poetiza é comummente considerada a mãe dos poetas e/ou escribas moçambicanos.
Arrabenta Xithokozelo é uma associação sem fins lucrativos. Existe desde o ano 2004 e orienta o seu trabalho para a área cultural. Promoção, divulgação e debate assuntos relacionados com literatura, um exercício que em parte pretende difundir e aprimorar o conhecimento sobre as artes e cultura.
Quem foi Noémia de Sousa?
Carolina Noémia Abranches de Sousa Soares nasceu a 20 de Setembro de 1926, em Lourenço Marques, hoje Maputo – capital de Moçambique. O seu trabalho poético continua por publicar. Outros textos de sua autoria estão dispersos pela imprensa moçambicana e estrangeira.
Ela é mestiça e despontou para a literatura moçambicana com 22 anos de idade. A sua poesia é muito conhecida por exaltar a africanidade denunciar e protestar contra os abusos perpetrados pelo colono.