Alguns dias após o desdobramento de soldados para ajudar a conter a série de assassinatos em curso no Estado de Borno, no norte da Nigéria, imputados a presumíveis islamitas petencentes à seita Boko Haram, as autoridades militares enviaram helicópteros de combate para apoiar as tropas no terreno, noticiou esta quarta-feira a imprensa local.
Os habitantes da capital do Estado de Borno, Maiduguri, que constitui o epicentro dos ataques islamitas, afirmam que helicópteros foram vistos a sobrevoar o espaço aéreo.
Antes, no mesmo dia, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, tenente- general Azubike Ihejirika, anunciou a decisão de envolver as Forças Aéreas Nigerianas (NAF) na luta contra os islamitas.
O responsável do Exército, que esteve em Maiduguri para o lançamento duma nova unidade de segurança batizada “Operation Mesa” neste Estado, explicou que o desdobramento dos helicópteros pela Força Aérea destina-se a garantir o controlo e a localizar a zona onde se escondem os membros da seita Boko Haram e outros criminosos que aterrorizam o Estado de Borno.
Homens armados suspeitos de serem membros de Boko Haram, que rolam com motocicletas, tomam como alvo eminentes líderes políticos e oficiais da Polícia em Maiduguri nestes últimos dias e, segundo o governador do Estado, Modu Sheriff, mais de 10 pessoas foram mortas.
Na semana passada, o Exército enviou soldados a Maiduguri para ajudar a Polícia na sua luta contra os insurretos de Boko Haram na origem da série de violências, no ano passado, em vários Estados do norte essencialmente muçulmanos, fazendo mais de 800 mortos.