Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Níger enfrenta ‘duplo desastre humanitário’, alerta ONG

O Níger está a ser abalado por um duplo desastre devido às cheias recentes aliadas à actual crise alimentar, advertiu uma agência humanitária britânica. Funcionários de organizações humanitárias actuam para prestar auxílo aos milhares de afectados pelas inundações que atingiram várias áreas do centro e oeste do continente africano.

Segundo a Oxfam, a situação puxa ao limite os recursos disponíveis numa altura em que se trabalha para dar resposta às carências alimentares. A agência lançou um apelo aos doadores para o auxiliar o Níger a fazer frente o que considera segunda emergência.

A Oxfam advertiu que pelo menos oito milhões de pessoas, a metade da população do país, está já a passar fome devido à falha nas colheitas. Neste momento, há mais de 100 mil desalojados depois de chuvas intensas que arrastaram várias habitações no princípio deste mês, de acordo com as Nações Unidas.

As inundações destruíram plantações e arrastaram milhares de animais. A Oxfam adverte ainda que as inundações estão igualmente a bloquear a distribuição da ajuda em áreas remotas. As cheias vão aumentar o risco de doenças, especialmente entre jovens que sofrem de mal-nutrição.

O Programa Alimentar Mundial anunciou recentemente que foi forçado a limitar a distribuição de alimentos para 40% dos necessitados devido à queda dos stocks.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts