O Governo moçambicano necessita de 40 milhões de dólares americanos (USD) para informatizar o sistema de registo civil.
O director nacional dos Registos e Notariados, Arlindo Magaia, citado pelo Canal de Moçambique na sua versão electrónica, revelou que os 40 milhões USD destinam-se à aquisição de equipamentos informáticos para equipar todos os registos civis e unidades sanitárias de modo a ter capacidade para processar o registo de menores logo nos primeiros dias da sua vida.Por outro lado, este montante servirá para a construção de mais infra-estruturas especializadas para o registo civil dos cidadãos.
De acordo com Magaia, com esta iniciativa pretendese facilitar o registo civil dos cidadãos bem como implementar o sistema de atribuição do Número Único de Identificação do Cidadão (NUIC) de modo a que todos documentos pessoais como bilhete de identidade, passaporte, carta de condução, cédula pessoal, entre outros, passem a ter o mesmo número.
Magaia, frisou que processo de informatização do sistema do registo civil dos cidadãos, para além da exiguidade de infra-estruturas e de equipamentos informáticos, debate-se com o problema da fraca cobertura das redes eléctrica e de Internet na maioria dos distritos do país, daí que os 40 milhões USD destinam-se também para a construção de mais infra-estruturas especializadas para o registo civil dos cidadãos.
Refira-se que neste momento o Ministério da Justiça com o apoio do Programa das Nações Unidas para Infância (UNICEF), está a levar a cabo o processo do registo civil gratuito de crianças com idades compreendidas entre os zero e 14 anos em todo território nacional.