O ministro da Energia, Salvador Namburete, disse serem necessários cerca de 38,7 biliões de meticais para Moçambique reduzir a sua dependência em relação à África do Sul na transformação da energia eléctrica de alta para baixa tensão, processo que é realizado naquele país vizinho.
Namburete indicou que contactos com alguns parceiros internacionais de cooperação com Moçambique irão ser desencadeados nos próximos dias “para viabilizarmos o projecto de electrificação do país que constitui espinha dorsal para o rápido desenvolvimento de Moçambique”.
Aquele governante afiançou que o projecto de transformação local da energia de alta para baixa tensão “irá permitir que a energia possa ser usada para incrementar a capacidade de o país abastecer vários projectos socioeconómicos operacionais e por concretizar”
. Sem indicar datas precisas, Namburete revelou que nos próximos anos o Governo vai acelerar a construção da linha de transporte de energia Tete/Maputo e várias infraestruturas hidroeléctricas em carteira para aumento da capacidade de consumo interno e para exportação.