Os Golden State Warriors venceram no domingo o primeiro encontro da final da Conferência Oeste da liga norte-americana de basquetebol (NBA), ao derrotarem em casa os San Antonio Spurs, por 113 a 111 pontos.
À procura da terceira final consecutiva da NBA, os Warriors, equipa com melhor registo da fase regular, continuam sem perder nos ‘play-offs’ e somaram o nono triunfo consecutivo, num encontro em que chegaram a ter 25 pontos de desvantagem ainda no segundo período.
O conjunto californiano, comandado por Stephen Curry, com 40 pontos, dois dos quais os que garantiram o triunfo a 10 segundos do final, beneficiou ainda da lesão de Kawhi Leonard (26 pontos e oito ressaltos) no terceiro período.
O extremo dos Spurs, um dos melhores jogadores da fase regular, torceu o pé esquerdo na primeira metade do terceiro período e não regressou ao encontro.
Além de Curry, que se tornou no sétimo jogador com mais triplos na história dos ‘play-offs’ da NBA, também Kevin Durant esteve em destaque, com 34 pontos.
No conjunto texano, LaMarcus Aldridge foi o melhor marcador, com 28 pontos, com Manu Ginobili, saído do banco a contribuir com 17, tornando-se ainda no 10.º jogador com mais roubos de bola nos ‘play-offs’.
O segundo jogo da final do Oeste joga-se na terça-feira, novamente em Oakland, casa dos Warriors.