Atracou sábado, no Porto da Beira, o navio porta contentores Post Panamax,“Wide Juliet”, com capacidade 5.440 Teus de carga, 255 metros de comprimento e 37 metros de largura.Trata-se do navio com maior capacidade de carga que alguma vez demandou o Porto da Beira, facto que representa um marco histórico importante não só para a Cornelder de Moçambique, SA (CdM), mas também para todos os integrantes do Corredor Logístico da Beira.
Nos últimos anos, o Porto da Beira vem registando um crescimento significativo de carga contentorizada e não só, em resultado da agressiva estratégia comercial que a CdM vem desenvolvendo nos mercados da região, bem como do contínuo investimento na melhoria das acessibilidades ao porto, aquisição de modernos equipamentos de manuseamento, expansão de áreas de armazenagem, introdução de novas tecnologias e sistemas para optimizar as operações, factores que concorrem para a melhoria do desempenho do porto, conferindo maior confiança aos clientes e utilizadores.
Os investimentos realizados na dragagem de aprofundamento do canal de acesso, bacia de manobras e cais de acostagem, também têm sido determinantes para que navios de tipologia Panamax e Post Panamax, com grande capacidade de carga escalem Beira com maior regularidade.
O aumento da frequência de navios de grande dimensão, propicia economias de escala e desafia a todos operadores da cadeia logística do corredor – Operador Portuário, Caminhos de Ferro, Transportadores Rodoviários, Linhas de Navegação, Agentes Transitários, Empresas de Logística – a serem mais eficientes, competitivos e de rápida resposta às necessidades dos clientes. É sem dúvida, um momento de viragem, há muito esperado pelos operadores logísticos e sobretudo pelos clientes e utilizadores que consideram este corredor a sua rota natural, mais curta e de fácil acesso aos mercados internacionais.
O navio Post Panamax, Wide Juliet, propriedade da Mediterran Shiping Company, foi contruído em 2015. De referir que, nas últimas duas semanas, o Porto da Beira também recebeu o navio panamax MSC Gina, com 260 metros de comprimento e uma capacidade de 4.056 contentores de carga. A atracação regular deste tipo de navios, para além de conferir maior credibilidade ao porto, contribui de forma significativa para o crescimento e desenvolvimento de negócios nos mercados dos países da vasta região do hinterland servida pelo Corredor da Beira.