Pelo menos 72 pessoas morreram afogadas após o naufrágio de uma embarcação na semana passada no rio Níger, durante a passagem pela província malinesa de Mopti, no centro-leste do país, informou nesta sexta-feira o Governo do Mali.
Segundo o ministro de Segurança, Sa’adah Samaké, a embarcação, um grande barco usado para navegação fluvial, afundou na noite de 11 para 12 de outubro em Kubi, cidade situada a cerca de 70 quilômetros de Mopti, capital da província homônima.
De acordo com o relatório final da operação de resgate, 11 pessoas ficaram feridas no naufrágio e outras 210 foram resgatadas.
No entanto, as autoridades não comentaram o número de passageiros que estavam a bordo da embarcação no momento do acidente, que algumas testemunhas elevaram a 500.
Em janeiro, outras 16 pessoas morreram com o naufrágio de uma embarcação nas águas do rio Níger, perto da cidade de Niafunké, na província de Tombuktú, ao norte de Mopti.
O transporte fluvial através do rio Níger é muito comum no Mali, tanto para o deslocamento de pessoas como de mercadorias.