Vários cidadãos tem estado a receber mensagens nos seus telemóveis (SMS), desde esta segunda-feira, sobre um possível problema no uso de cartões de débito e crédito nas caixas automáticas dos bancos em Moçambique.
O Banco de Moçambique informa que trata-se de uma informação falsa e infundada, e não existe nenhum problema a esse nível no sistema bancário.
“Não use ATM de qualquer banco por 72 horas(3 dias), ontem descobriu-se um um grupo de piratas que desvirtualizam os movimentos de cartões para tirar dinheiro. O BM mandou todos banco fechar o sistema de depósito, levantamentos, transferências e tudo. Envie esta msg p teus amigos.” Este é o teor do SMS que tem estado a circular no país.
Em comunicado de imprensa que recebemos esta manhã, o Banco de Moçambique comunica que “os serviços de pagamentos electrónicos, incluindo através de cartões de crédito e de débito estão disponíveis no sistema bancário nacional, não tendo havido nenhuma suspensão. Na sua qualidade de autoridade do sistema nacional de pagamentos, o Banco de Moçambique continuará a monitorar o funcionamento de todas as redes, envolvendo os operadores licenciados, na perspectiva de assegurar a normalidade dos serviços e colaborar na identificação de posturas incorrectas que possam eventualmente surgir por parte de interesses contrários à estabilidade e regularidade do sistema financeiro.”
Millenium BIM sem sistema
Entretanto numa ronda efectuada esta segunda-feira a nossa reportagem constatou que as caixas de pagamento automático do Millenium BIM não estiveram a funcionar desde as primeiras horas e até pelo menos às 18 horas. Verificamos ainda pelo menos cinco balcões onde as operações de depósitos e levantamentos de dinheiro não estavam a realizar-se sob a alegação, já “tradicional”, de o balcão “está sem sistema”.