Tem início neste sábado (30), na cidade de Nampula, o Torneio Recreativo de Futebol masculino entre bairros desta urbe, onde se espera pela participação de 200 atletas de oito equipas de Namicopo, Napipine e do anfitrião, Carrupeia.
A organização da prova está sob a responsabilidade de alguns jovens do bairro de Carrupeia que reivindicam a falta de formação e competitividade a nível da terceira maior cidade do país. Neste contexto, pretendem os organizadores identificar os talentos que serão formados para “alimentar” as equipas federadas locais, bem como ocupar os jovens durante o período de férias.
O certame terá uma duração de 45 dias e vai decorrer num sistema de todos contra todos, com duas voltas, em que os vencedores apurados terão direito a prémios monetários.
Sagual Manuel, membro da organização do torneio, disse que embora haja dificuldades relacionadas com a massificação do futebol em Nampula, os objectivos serão alcançados com a realização deste torneio. Ainda assim, a nossa fonte destacou a “falta de bolas e de equipamento para as equipas, como também a falta de um campo” para materializar o certame.
Aliás, “os pedidos endereçados às instituições como a Direcção Provincial de Educação e a Direcção Provincial da Juventude e Desportos não surtiram efeitos desejáveis” segundo vincou Sagual.