A Associação dos Artesãos Unidos de Nampula (ARUNA) organiza, esta sexta-feira (19), na cidade capital desta província, em parceria com alguns músicos e intérpretes locais, a gala de artesanato denominada “Auto-Estima e Solidariedade”, para assinalar a passagem do 26º aniversário da morte do primeiro presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, vítima de acidente de aviação ocorrido em Mbuzini, território sul-africano, em 1986.
Sebastião Damas, membro da comissão organizadora do evento, disse que para além da homenagem póstuma que se pretende prestar àquele ex-estadista, a gala será um momento de demonstração do trabalho feito no âmbito do desenvolvimento artístico-cultural neste ponto do país.
Por seu turno, Cássimo Matateu, coordenador da ARUNA considerou que as indústrias culturais contribuem no crescimento da auto-estima dos moçambicanos e melhoram as condições de vida dos fazedores da arte.
O governo da província de Nampula, segundo Matateu, já reconhece o trabalho dos artesãos locais na promoção da cultura e instou aos artistas a valorizá-la.
