Dissertando na cerimónia de lançamento do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Província, o Primeiro Ministro Aires Ali afirmou que, em virtude da sua média anual de produção agrícola se situar em cinco milhões de toneladas de produtos cerealíferos e de rendimento, Nampula perfila entre as apostas de maior expressão do governo para a materialização do programa de produção de alimentos e massificação do agroprocessamento.
O Primeiro-ministro vincou que para inverter o actual cenário em que Moçambique vegeta, os sectores da agricultura, indústria e comércio são chamados a exercer um papel extremamente vital e urgente. Pois que o grande desafio do país consiste na melhoria da produção e produtividade por forma a reduzir as importações e incrementar as exportações.
Consequentemente, enalteceu o Plano Estratégico Provincial (PEP) ora lançado, que reflecte o empenhao do executivo local e que se compatibiliza com as grandes prioridades do governo central.
Sublinhou, a propósito, que a estratégia de desenvolvimento de Nampula deverá ser implementada em estreita coordenação com o plasmado nos programas definidos centralmente pelo governo por forma a responder à agenda da governação nacional.
Aires Ali destacou o facto das quatro áreas em que assenta o PEP – designadamente Crescimento Económico, Governação Participativa, Infraestruturas e Promoção de Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Capital Humano, estarem em harmonia com os pilares do Plano Quinquenal do Governo em implementação, o que, na sua visão, confirma o entrelaçamento dos dois instrumentos na prossecução do mesmo objectivo, que se traduz no bem estar da população.
É da conjugação das acções aos níveis central, provincial, distrital, do posto administrativo, localidade e povoação, que conseguiremos assegurar uma melhria permanente das condições de vida das populações de Moçambique ,anotou.
O Primeiro Ministro mencionou, ainda com agrado, os resultados alcançados no âmbito da implementação da estratégia de desenvolvimento da província de Nampula, de 2003-2007, com destaque para a elaboração e implementação do programa piloto de planificação e descentralização de finanças ao nível distrital, que contribuiu significativamente para o enriquecimento do sistema de planeamento em Moçambique.
Segundo o governador da província, Felismino Tocoli, que fez a apresentação das respectivas linhas gerais, O PEP Nampula 2010-2020: Potenciar o distrito para produzir riqueza é um projecto destinado a impulsionar o nível de desenvolvimento da província , convertendo-a em referência nacional de produção e distribuição da riqueza e geração de emprego.
Em suma: catapultar a província aos escalões mais elevados de criação de riqueza, tendo como epicentro o distrito, beneficiando a população com recursos às parcerias público e privado-comunitário.