O presidente do Conselho Municipal da cidade de Nacala-Porto, Chale Ossufo, anunciou a disponibilidade de pouco mais de oito milhões de meticais para a pavimentação e reabilitação das ruas da cidade alta, aquela que é considera a Zona Económica Especial ao nível da província de Nampula.
A par daquele financiamento, o município já fabricou trezentos e cinquenta mil pavés e um número não especificado de barreiras e manilhas que poderão ajudar na construção das ruas daquela cidade portuária. Chale Ossufo assegurou que as obras de reabilitação e construção das vias da cidade alta iniciam dentro de quarenta e cinco dias.Ossufo avançou que, além do montante acima referido, o Fundo Nacional de Estradas irá alocar mais fundos para o reforço e suporte das despesas locais e dos trabalhos de construção daquelas estradas que neste momento se encontram degradadas.
“O nosso desafio é construir setenta porcento das estradas e ruas da cidade alta e das zonas um pouco distantes do centro para garantir o escoamento de bens e mercadorias”, disse, adiantando ainda que os troços a serem pavimentados são, nomeadamente, a estrada que parte do estaleiro de Moti até ao mercado central da cidade alta, a rua da TDM, a que vai à zona de Munhawene, além das estradas Mahelene e Namissica.
O presidente do município considerou aquele projecto de construção das estradas e ruas da cidade alta em Nacala-Porto como plano marechal, por se tratar de uma actividade em que os fundos são resultado da colecta de receitas municipais.
Chale Ossufo avançou que decorrem trabalhos de deslocação das máquinas para os locais a serem inicialmente pavimentados. O nosso entrevistado referiu que ao nível da cidade baixa já foram asfaltados quatro quilómetros de estradas, o que garante uma boa transitabilidade.