No âmbito da monitoria ao grau de implementação do Programa Quinquenal do Governo, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, visitou, na quinta-feira, 9 de Maio, importantes infraestruturas rodoviárias, na província de Sofala, onde se inteirou do ponto de situação dos projectos, em curso.
Com efeito, o ministro visitou as obras de construção da ponte metálica sobre o Rio Metuchira, que dá acesso à Estrada Nacional Número 06, e da Estrada R1000, no troço Nhamatanda-Metuchira, no distrito de Nhamatanda. Trata-se de uma ponte erguida em substituição da antiga, cujo nível era relativamente baixo e consequentemente propensa às inundações.
Por essa razão, segundo explicou Carlos Mesquita, era necessário construir uma nova ponte metálica, com 180 metros, cujas obras já foram concluídas, e que vai permitir o escoamento de tráfego de pessoas e bens, particularmente a movimentação da população que se encontra nas zonas críticas. A infraestrutura faz a ligação às zonas agrícolas importantes.
No prosseguimento da visita, Carlos Mesquita escalou o bairro de reassentamento de Metuchira e verificou o actual estágio das obras de construção de 410 casas e igual número de sanitários.
O projecto surgiu na sequência do Ciclone Idai e visa albergar as famílias, cujas habitações foram danificadas pela intempérie e outras que, dada a precariedade das suas casas, o Governo decidiu atribuir-lhes habitações condignas.
“Constatámos que as 410 casas já estão concluídas, sendo que a maior parte já foi entregue aos respectivos beneficiários, na base de critérios que foram estudados e definidos com as comunidades locais. Pelo que pudemos constatar junto dos beneficiários, há muita satisfação, pois trocaram as palhotas por habitações convencionais”, disse o governante.
Na Estrada Nacional Número 6 (N6), interessava ao governante apurar o ponto de situação dos trabalhos, em curso, na zona de Chiluvo, que tem registado constantemente problemas derivados do nível freático, o que requer intervenções: “Verificámos com agrado que o trabalho está a ser bem feito, acontecendo o mesmo com a construção de uma nova ponte em Metuchira”, disse.
No local, o ministro esclareceu ter sido com base na segurança rodoviária que o Governo decidiu embarcar na construção de uma ponte nova ao lado, deixando a ponte actual para o tráfego, que vai escoar de Chimoio para Beira e a ponte nova, com duas faixas mais largas, que vão escoar todo o tráfego que vai da Beira para Machipanda.
Esta situação, conforme sublinhou Carlos Mesquita, vai concorrer para que haja eficiência logística, melhoria no tempo de trânsito e a satisfação dos utentes.
Ainda no dia, foram visitados os trabalhos em curso no troço entre Inchope e Gorongosa, que se enquadram nos trabalhos de emergência, financiados pelo Governo. Neste projecto, o governante pretendia apurar a qualidade dos trabalhos que estão a ser feitos, a sua sustentabilidade e resistência, para depois melhor definir que trabalhos adicionais poderão ser efectuados neste troço.
Após percorrer cerca de 30 quilómetros, Carlos Mesquita manifestou-se satisfeito com o curso das obras, faltando apenas por concluir alguns aspectos, nomeadamente a drenagem, tida como fundamental para garantir a longevidade das infraestruturas.