O Município de Maputo já tem mais de vinte e um milhões de dólares norte-americanos para a reabilitação e construção da protecção costeira da cidade de Maputo, numa extensão um pouco acima de 13 quilómetros, a partir do Comando da Marinha de Guerra até ao bairro dos Pescadores. Um contrato para o efeito foi assinado esta Sexta-feira (14) em Maputo.
O dinheiro provém do Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico em África (BADEA), numa comparticipação, em USD sete milhões, com o Fundo Saudita, dez USD milhões, e o Governo de Moçambique, USD 3.173.103,79 milhões. O Município de Maputo comparticipa com pouco mais de USD 692.702 milhões.No projecto de reabilitação e construção da protecção costeira da cidade de Maputo pretende mitigar os efeitos de erosão costeira, melhorar o seu aspecto, garantir a segurança de infra-estruturas públicas e privadas, melhorar as condições ambientais da área abrangida como uma forma de promover turismo e zonas de lazer.
O contrato foi adjudicado ao consórcio Rowad Modern Engineering e MCA Group. Inicia brevemente e o término está previsto para Maio de 2014. O vereador do pelouro de Infra-Estruturas do Conselho Municipal de Maputo, Victor Fonseca, disse que o projecto vem travar a invasão costeira pelo mar, este que tende a atingir causar mais danos na zona.
No concreto as actividades consistem na reabilitação do muro de protecção já degradado devido à deficiente manutenção, reposição do tachão nas fundações, revestimento do parapeito e construção do novo muro que suporte a protecção nas áreas abrangidas pela erosão.