A selecção nacional de Moçambique defronta neste domingo (08 de Setembro) em Harare, a sua congénere de Zimbabwe em jogo da sexta e última jornada de qualificação para o Campeonato Mundial de Futebol, Brasil-2014.
Mesmo sem poder contar com jogadores que militam na Europa, em fase inicial dos seus campeonatos, o agora técnico principal dos “Mambas”, João Chissano, mostra-se bastante confiante num resultado positivo prometendo, por outro lado, uma equipa aguerrida diante do Zimbabwe.
Para o jogo de Harare, Chissano convocou, para além dos 18 que no passado sábado (31) garantiram o apuramento ao Can-Interno da África do Sul, atletas que militam no campeonato sul-africano, nomeadamente Telinho do Ajax Cape Town e Domingues do Sundowns.
Neste confronto está em disputa o terceiro lugar do grupo “G”, sendo que as duas formações estão praticamente arredadas da corrida ao “Mundial”. Para Chissano, ainda que possa contar com dois jogadores dos campeonatos estrangeiros, este é um jogo que visa preparar a sua equipa para o próximo Can-Interno havendo necessidade, para todos efeitos, de ganhar.
“Uma equipa igual àquela de Benguela”
O seleccionador nacional, João Chissano, promete uma equipa batalhadora, “com a mesma atitude que aquela que apresentou em Benguela, privilegiando a posse de bola e rápidas transições ao ataque”. E sustenta: “nós temos avançados muito rápidos e bastante fortes. Temos de tirar maior proveito disso contando com os préstimos de Telinho e Domingues, dois jogadores que são para nós uma mais-valia por conhecerem todos os cantos da ‘casa’”.
De referir que o grupo de Moçambique é liderado pelo Egipto com 15 pontos e qualificação para a fase seguinte já garantida, seguido pela Guiné Conacri com 10. Na última posição está o Zimbabwe com apenas um ponto, menos um do que a selecção nacional.