A selecção de hóquei em patins de Moçambique derrotou, neste sábado(27), o Chile por 8 a 5 e conquistou a 7ª posição do 42º Campeonato do Mundo que decorreu em França. Esta posição, a mesma do Mundial de 2013 em Angola, garante a permanência da nossa selecção entre a “fina-flor” do hóquei em patins.
Depois de ser eliminada dos quartos e da disputa do 5º e 6º lugares restava apenas a nossa selecção salvar a honra garantindo a manutenção entre as melhores selecções do Mundo. E foi com esse objectivo que os moçambicanos encararam os chilenos.
A partida começou frenética e muito equilibrada com jogadas de perigo a sucederem-se em cada uma das balizas. Frederico Pinto abriu o placar decorridos 3 minutos, mas o Chile respondeu e Carmona empatou.
Nuno Araújo, na transformação de uma grande penalidade, deu vantagem a Moçambique mas Quintanilla repôs a igualdade.
A nossa selecção atacava bem e defendia melhor, o guarda-redes Carlos Silva foi um gigante defendendo duas grandes penalidades. Na frente Nuno Araújo transformava em golos os penaltis à favor de Moçambique anotando mais um antes do intervalo e garantindo a vantagem de 3 a 2.
No reatamento o equilíbrio manteve-se mas os moçambicanos impunha-se e Mário Rodrigues aumentou a vantagem no segundo minuto da 2ª parte.
Quintanilla voltou a marcar e reduziu mas Mário Rodrigues também bisou mantendo a vantagem de dois golos. De livre Fernandez voltou a reduzir mas Nuno Araújo, na transformação de outra grande penalidade, voltou a facturar.
Depois Nuno Araújo fez o sétimo golo de Moçambique, o quarto na sua conta pessoal, e Bruno Saraiva marcou o oitavo. Antes do apito final Andrade ainda reduziu mas estava garantida a 7ª posição Mundial para a nossa selecção.