Moçambique iniciou a caminhada para o Campeonato do Mundo de Basquetebol em seniores masculinos vencendo, esta sexta-feira (23) em Maputo, a Costa do Marfim por 66 a 53 pontos.
A nossa selecção entrou para a quadra do pavilhão do Maxaquene confiante, marcou primeiro e abriu uma vantagem de 11 pontos antes dos marfinenses marcarem os seus primeiros pontos. Os moçambicanos tentaram alargar o placar mas os adversários deram replica e reduziram a desvantagem para apenas 1 ponto no fim do 1º período.
A Costa do Marfim fez a cambalhota, no marcador no início do 2º período, mas Moçambique voltou ao comando e abriu nova vantagem. Os adversários replicaram e empataram o jogo e passaram para a liderança, 30 a 33 ao intervalo.
Inaki Garcia deve ter dado um puxão de orelhas aos seus pupilos que voltaram para a quadra com outra garra. Comandados por Pio Matos e Ismael Nurmamad a nossa selecção voltou para frente do marcador e venceu o 3º período, 50 a 37 pontos.
A Costa do Marfim mostrou a sua classe e voltou a reduzir a desvantagem, mas a nossa selecção geriu bem a vantagem e garantiu os primeiros pontos nesta primeira etapa da 1ª fase das eliminatórias africanas de qualificação para o Campeonato Mundial que vai decorrer em 2019 na China.
Este sábado, a partir das 17h30, a nossa selecção volta a quadra defrontando a República Centro Africana, que na véspera impôs respeito ao Senegal mas perdeu por 70 a 65 pontos.