A Suécia venceu uma partida de estreia num Campeonato do Mundo de futebol pela primeira vez desde 1958 e ainda encerrou uma seca de golos ao vencer a Coreia do Sul por 1 a 0, nesta segunda-feira, num jogo decisivo para a equipe ter chances de classificação no Grupo F.
Após dominar o jogo mas desperdiçar uma série de chances de marcar, os suecos tiveram um penalti a favor aos 20 minutos do segundo tempo marcado com auxílio do árbitro de vídeo (VAR) depois que Kim Min-woo derrubou Viktor Claesson dentro da área. O árbitro Joel Aguilar, de El Salvador, inicialmente mandou o lance seguir, mas foi chamado para consultar o sistema de árbitro de vídeo e assinalou a penalidade.
O capitão sueco, Andreas Granqvist, bateu com confiança e converteu a cobrança no lado oposto do guarda-redes Cho Hyun-woo, que antes fizera duas defesas impressionantes.
O resultado foi bastante comemorado pela multidão de adeptos suecos vestidos de amarelos, que temiam que a sua selecção passasse em branco mais uma vez após ficar sem marcar em seus últimos três jogos.
A vitória também foi a primeira dos suecos numa estreia de um Mundial desde 1958, quando sediaram o torneio e acabaram como vice-campeões, perdendo a final para o Brasil.
Com a vitória a Suécia empatou com o México na liderança do Grupo F com três pontos, enquanto a actual campeã Alemanha e a Coreia do Sul ainda não somaram pontos. Os suecos enfrentarão na próxima jornada a Alemanha, enquanto os sul-coreanos terão pela frente um desafio complicado com o México.