A Croácia avançou à fase de mata-mata do Campeonato do Mundo de futebol ao derrotar a Argentina por 3 a 0, com gols de Ante Rebic, Luka Modric e Ivan Rakitic, em partida do Grupo D nesta quinta-feira, deixando as esperanças da selecção argentina, bicampeã mundial, por um fio na maior derrota numa fase de grupos desde que perdeu para a Checoslováquia por 6 a 1 em 1958.
A Croácia assumiu a liderança no estádio Nizhny Novgorod quando Rebic pegou a bola de voleio aos 8 do segundo tempo, aproveitando-se de saída errada do guarda-redes Willy Caballero.
O capitão Modric então colocou sua equipe no caminho de se tornar a quarta a garantir uma vaga nas oitavas de final na Rússia quando foi para direita, então esquerda e direita de novo antes de chutar e marcar de fora da área com 10 minutos restantes.
Rakitic acertou o travessão com uma cobrança de falta pouco antes de fechar o placar. Ele recebeu um passe dentro da área nos acréscimos, deixando Messi e seus companheiros argentinos desolados.
A segunda vitória da Croácia no grupo garante uma vaga para equipe entre os dois primeiros, enquanto a Argentina possui somente um ponto e precisa vencer sua última partida no grupo, contra a Nigéria em São Petersburgo na terça-feira, para impulsionar suas chances de avançar aos oitavos de final.