O Brasil tropeçou numa estreia em Campeonato do Mundo de futebol pela primeira vez desde 1978 ao ficar em um empate por 1 a 1 com a Suíça, neste domingo, num jogo marcado por reclamações dos brasileiros pela não revisão do árbitro de vídeo do lance que resultou no golo de empate dos suíços.
O Brasil não estreava sem vitória em um Mundial desde 1978, quando empatou por 1 a 1 com a Suécia.
Com o resultado o Brasil fica empatado com a Suíça em segundo no Grupo E do Mundial, ambos com 1 ponto e atrás da Sérvia, que somou 3 ao derrotar a Costa Rica por 1 a 0 mais cedo neste domingo.
A selecção brasileira voltará a campo na sexta-feira, contra a Costa Rica, e encerra sua participação na primeira fase contra a Sérvia em 27 de Junho.
Contra a Suíça, a seleção brasileira conseguiu impor seu jogo de posse de bola nos minutos iniciais da partida e aos poucos foi se aproximando de marcar o primeiro golo, que aconteceu aos 19 minutos por meio de Philippe Coutinho. Do lado esquerdo do ataque, o meia do Barcelona acertou sua batida de curva característica com a parte interna do pé direito, e a bola ainda bateu na trave antes de entrar.
A volta do intervalo foi uma repetição do fim da primeira etapa, com os suíços melhores em campo e o Brasil sem criatividade para atacar. O empate da Suíça surgiu aos 5 minutos, em cabeçada de Zuber após cobrança de um pontapé de canto. O meia suíço subiu sozinho dentro da pequena área, e jogadores do Brasil reclamaram de um empurrão dele nas costas do defesa Miranda no lance.