O britânico Mo Farah conquistou a dobradinha de provas de longa distância nos Mundiais de Atletismo de Moscovo, repetindo o que conseguiu na Olimpíada de Londres, ao resistir bravamente à pressão de um etíope e um queniano para ganhar os 5 mil metros, nesta sexta-feira.
Farah precisou da sua conhecida arrancada final na última volta para completar a prova em 13min26s98, à frente do etíope Hagos Gebrhiwet (13min27s26) e do queniano Isiah Kiplangat Koech (13min27s26), seis dias após ter vencido os 10 mil metros.
O britânico, que defendia o título conquistado em Daegu, tornou-se o único homem além do ícone Kenenisa Bekele a obter simultaneamente os títulos mundiais e olímpicos dos 5 mil e dos 10 mil metros.
“Nunca pensei na minha carreira que pudesse conquistar algo assim. Foi muito difícil — ficou tudo para as últimas duas voltas. Eu tinha muito pressão, mas ao mesmo tempo eu aproveitei isso”, disse Farah à rádio BBC.
Também nas finais desta sexta-feira em Moscovo, os Estados Unidos conquistaram o título mundial do estafeta 4×400 metros, liderados pelo campeão dos 400m LaShawn Merritt. Os EUA, que conquistam o título mundial da prova seguidamente desde 2005, competiram com David Verburg, Tony McQuay e Arman Hall, antes de Merritt entrar na pista já com uma vantagem confortável para garantir a medalha de ouro.
A Jamaica superou por pouco a Rússia para ficar com a medalha de prata. As Bahamas, que conquistaram a medalha de ouro da prova de forma surpreendente nos Jogos Olímpicos de Londres no ano passado, não conseguiram se classificar para a final em Londres.