Uma mulher-bomba feriu ao menos sete pessoas ao detonar os explosivos que carregava perto da principal mesquita na cidade turca de Bursa nesta quarta-feira, disseram uma fonte da segurança e uma autoridade governamental sénior.
Fotos feitas no local mostram o torso bastante danificado do que seria possivelmente a mulher-bomba deitada ao lado da mesquita. Não houve reivindicação imediata de responsabilidade.
“O ataque foi realizado por um suicida. Foi uma mulher e ela está morta. De acordo com informações que temos no momento, sete pessoas estão feridas”, disse a autoridade do governo à Reuters.
A Turquia foi alvo de uma série de ataques suicidas neste ano, incluindo dois na maior cidade, Istambul, possivelmente feitos pelo Estado Islâmico, e dois na capital, Ancara, reivindicados por um grupo militante curdo.
O país também sofreu ataques de grupos de extremistas, em maioria contra forças policiais e da segurança. Brusa é a quarta maior cidade da Turquia, um pólo industrial directamente ao sul de Istambul e uma cidade rica em arquitectura da era Otomana.