A 7ª edição do projecto social #FicaEmCasa, ocorrida, na noite de sexta-feira, 7 de Agosto, foi marcada pela exaltação ao amor e à esperança, através da música gospel.
Volvidos sensivelmente quatro meses de confinamento, decorrente da pandemia do novo coronavírus, o projecto, promovido pelo Standard Bank, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e a Televisão de Moçambique (TVM), juntou no mesmo espaço os artistas Alfa Thulana, Xixel Langa e Onésia Muholove.
Cumprindo com a sua promessa, Alfa Thulana proporcionou ao público temas de cariz religioso, intercalado-os com o rock. A meio da sua actuação anunciou a primeira convidada da noite: a dinâmica compositora e entertainer, Xixel Langa, que arrasou com as suas enérgicas melodias afro jazz. Seguiu-se a vez da jovem cantora Onésia Muholove juntar-se, igualmente, à festa, cantando e encantando os corações dos amantes da música moçambicana.
Um dos pontos mais altos da sua performance aconteceu quando cantou, em dueto, um tema gospel, com o cabeça de cartaz do espectáculo, Alfa Thulana.
Transmitido através das redes sociais do Standard Bank e ainda pela TVM e pela Rádio Universitária da UEM, o show live alcançou, no Facebook, 2.494 pessoas, em tempo real, e obteve 139 likes, 167 comentários e 23 partilhas.
No Instagram teve 93 likes e 87 comentários. “Foi uma grande bênção. Estou feliz por ter participado neste projecto.
Aliás, durante os preparativos do evento já se antevia que seria um sucesso, pois as equipas de trabalho demonstraram grande profissionalismo”, comentou Alfa Thulana, momentos após o show.
Trata-se, segundo disse, de uma iniciativa nobre, na medida em que, além de ser de cariz educativa, faz com que os músicos não fiquem ociosos, uma vez que cria uma oportunidade para puderem fazer o que mais gostam: cantar e tocar vidas, através da música.
“A música tem o poder para transformar situações negativas em positivas, pelo que espero que as pessoas que nos acompanharam nesta noite tenham sido tocadas, através das nossas composições nesta iniciativa proporcionada pelo Standard Bank e seus parceiros”, frisou.
Para Xixel Langa, foi um evento fantástico: “Adorei muito. A organização foi impecável, a partir do cumprimento do horário até à qualidade do som. A minha participação foi especial, misturada com a música gospel de Alfa Thulana e a afinada voz da Onésia”, afirmou.
A participação de Onésia Muholove resumiu-se em duas composições que retratam o amor, paz e conforto. No final agradeceu ao banco pela oportunidade: “Agradeço bastante pela oportunidade. Tenho a certeza de que aproveitei a ocasião para ganhar mais notoriedade e contribuir ainda no combate à Covid-19”, concluiu.
Importa realçar que esta iniciativa visa, essencialmente, entreter, através da arte, as pessoas durante o período de isolamento social, disseminando mensagens sobre a prevenção da Covid-19.