A Movitel – operadora de telefonia móvel líder na conectividade em Moçambique, tem vindo a estender o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, através de acções de responsabilidade social corporativa viradas para o sector da educação. Sob o lema “Por uma Educação de Qualidade”, a multinacional tem trabalhado incansavelmente para melhorar o acesso à educação através de apoio a diversas iniciativas em todo o país.
Um dos marcos mais recentes do compromisso da Movitel no apoio à educação centrou-se na província de Cabo Delgado onde a operadora ofereceu bolsas de estudos a alunos de famílias deslocadas vítimas do terrorismo.
Durante a cerimónia de entrega de bolsas de estudos, realizada na cidade de Pemba, o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, reconheceu o esforço da Movitel no seu compromisso de oferecer oportunidades de educação mesmo em tempos desafiadores.
Por sua vez, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Movitel, Vitor Timóteo, garantiu que a empresa vai fazer o acompanhamento de todo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes até a conclusão da formação.
No contexto de apoio às instituições de ensino, a Movitel estabeleceu um memorando de entendimento com a Universidade Aquila, no distrito municipal de Ka Tembe, na Cidade de Maputo, visando democratizar o acesso às tecnologias de informação e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Como resultado deste memorando, a Movitel fez a entrega de 10 computadores para a universidade, uma iniciativa que vem facilitar o acesso à educação.
Na ocasião, a administradora da Universidade Aquila, Tânia Waty, elogiou o gesto da Movitel e enfatizou a importância da continuidade dessa parceria. Ela acredita que essa colaboração contínua é essencial para garantir uma educação segura e sustentável para os jovens moçambicanos.
“Abrimos portas para um novo voo, pois nada é pessado quando se tem asas, é com grande honra a assinatura de cooperação entre a Movitel e a Aquila, uma cooperação estável e segura, que vai proporcionar desenvolvimento tecnológico e dinâmico a nossa instituição.” Disse Tânia Waty.
Victor Timoteo, Presidente do Conselho de Administração da Movitel, vê essa parceria como um compromisso social essencial para o progresso da educação de Moçambique: “A Educação é a chave para o progresso e o desenvolvimento de uma nação, hoje damos um passo importante para o desenvolvimento, através da internet e tecnologia”.
A Movitel acredita firmemente que a educação é a chave para um futuro melhor e mais seguro. Todos os cidadãos moçambicanos têm o direito a uma educação segura e de qualidade, independentemente de sua situação financeira. Através de suas acções e parcerias, a Movitel está a desempenhar um papel vital na construção de um Moçambique mais forte e mais preparado para enfrentar os desafios do futuro.