Centenas de manifestantes do movimento “Ocupe” fizeram uma manifestação, esta Terça-feira, a frente do Congresso dos Estados Unidos para denunciar o que eles dizem ser a influência do dinheiro sobre os políticos.
“É importante que as pessoas saibam que não vamos mais aceitar isso. As pessoas estão realmente furiosas com a forma como as coisas andam e queremos que o Congresso entenda isso”, disse o manifestante James Cullen, um assistente social desempregado, de 30 anos, morador de Greenbelt, Maryland.
Os manifestantes são parte dum movimento que começou ano passado com o Ocupe Wall Street, em Nova York, e espalhou-se para outras cidades do país.
Os manifestantes reuniram-se no relvado em frente ao Capitólio para receber os parlamentares que voltavam do recesso. Eles disseram que o protesto incluiria uma tentativa de ocupar gabinetes.
“Vejam isso, liberais, os democratas venderam-nos”, afirmava um cartaz levado pelo grupo. “Congresso à venda” e “Roubanqueiros da América”, diziam outros.
A manifestação matinal foi, no geral, pacífica. A polícia disse que um manifestante foi detido por supostamente tentar agredir um policial.
“As corporações e o governo estão tão ligados que não é mais uma verdadeira democracia, e as pessoas precisam de perceber isso”, afirmou o estudante David, de 16 anos, oriundo de Connecticut.